BENJAMIN, SOLIDÉU: O NOME CURIOSO QUE CERTAS COISAS TÊM

Há algum tempo venho pesquisando por que razão chamamos benjamim o plugue que nos permite ligar mais do que um aparelho na mesma tomada.

As versões predominantes dizem que o nome é homenagem ao célebre inventor Benjamin Franklin, feita por seu xará, Reuben Berkeley Benjamin, que o teria feito originalmente acoplado ao soquete de uma lâmpada para a empresa Benjamin Electric Company. Ele patenteou o plugue em 1898, em Chicago, nos EUA. E passou a comercializá-lo na empresa que fundou com a esposa.

Curiosidade: na América espanhola, o benjamim e conhecido por ladrón (ladrão), que para nós é palavra que designa, entre outras coisas, uma calha para esvaziar reservatórios d´água.

Andando pelo mundo, pessoas com um saber de coisas práticas, que vai muito além dos dicionários, têm registrado coisas interessantes sobre as palavras. Há muitas coisas ocultas sob elas. Como é chamado o benjamin na linguagem do cotidiano de outros países? No inglês dos EUA, predominante no ambienteinternacional, é “adaptor, plug”, me diz Glauco Ortolano.

Deve estar em alguma comunidade o solidéu que o vento levou da cabeça do papa Francisco em sua lendária viagem ao Rio, quando, tendo recusado o papamóvel, perdeu-se no trânsito carioca num Fiat Ideia. Interessante porque aquele boné cobre justamente a cabeça do papa, onde estavam suas boas ideias para mudar a Igreja. O anel de outro papa, João Paulo II, está no Vidigal. Sua Santidade fez uma doação.

O jornalista Ricardo Boechat me perguntou ao vivo, fora da pauta, como era seu assustador costume, para mim, mas delicioso para os ouvintes, por que solidéu tinha esse nome. A palavra veio da expressão do latim “soli Deo” (somente a Deus) para simbolizar que apenas para Deus o Sumo Pontífice tira o chapéu.

Sic transit gloria mundo (assim passa a glória do mundo).

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s