BEIJO: ÀS VEZES, É DE TRAIÇÃO


Há um beijo de traição famoso, aquele que Judas deu em Jesus para identificá-lo aos soldados romanos no Horto das Oliveiras.

Horto e não jardim, como em algumas traduções, pois não era de flores de ornamentação, era de cultivo de ingrediente indispensável à vida na Palestina daqueles anos: o óleo de oliva estava presente nas casas, não apenas para a comida, mas também para iluminar as residências.


Beijo veio do latim “basium”. Outras línguas neolatinas, como o italiano e o espanhol, grafam “baccio” e “beso”, respetivamente.

E uma curiosidade japonesa marca este vocábulo, uma vez que os nipônicos referem-se ao beijo como “kissu”, do inglês “kiss”.


É célebre a passagem dos Evangelhos em que Judas Iscariotes, identificado como ladrão do grupo por seu colega João, recebe trinta dinheiros para trair o mestre de ambos: “aquele a quem eu der um beijo na face, é ele; prendei-o”.

Augusto dos Anjos, escritor brasileiro famoso por seu pessimismo e talento singular, assim definiu o beijo: “O beijo, amigo, é a véspera do escarro”.

Quase sinônimo, ósculo, veio do latim “osculum”, boquinha. Designa o beijo pela forma que tomam os lábios ao serem contraídos, tornando a boca mais arredondada.


O beijo pode não ser casto, aliás, raramente o é, mas o ósculo é pudico porque exclui a língua e não faz sucção, livrando-nos por conseguinte de certos desconfortos do carinho público, quando casais indiscretos nos obrigam a ouvir ruídos de desentupidores de pia, acompanhados de trilhas sonoras que semelham o barulho de locomotivas prestes a partir.

Mas como a temperança parece ser a grande medida das coisas amorosas, é bonito o beijo dos amados em praça pública… (Mais em: DE ONDE VÊM AS PALAVRAS, São Paulo e Lisboa, Editora Almedina, 2021, 18a edição)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s